sábado, 29 de maio de 2010

Crise do Estado-Providência

A afirmação do Estado-Providência na conjuntura de prosperidade após a 2ª Guerra foi notoriamente modificada nos anos 80. A causa directa fora a crise do mundo capitalista dos anos 70.
Como tal, a partir dos anos 80, a realidade do mundo ocidental e, com o final da Guerra Fria, do mundo é marcada por dificuldades financeiras que colocam em causa o carácter social do Estado. Essas têm como efeito políticas neoliberais, as quais implicam um crescente pragmatismo político.
A diminuição da taxa de natalidade e o aumento da esperança média de vida implicaram superiores custos sociais com a população idosa. Para além disso, e como consequência directa da crise dos anos 70 assim como por causa da modernização tecnológica, o agravamento do desemprego tivera como efeito a redução da mão-de-obra contribuinte. Segue-se a degradação das condições de vida das populações por estarem desempregadas, que, nessa condição, vêem-se forçadas ao recurso aos financiamentos estatais, como, por exemplo, o subsídio de desemprego. Por último, o aumento da taxa de inflação, que fizera com os salários dos servidores do Estado tivessem de ser aumentados, para não diminuir a qualidade e para não aumentar o custo de vida.
Foram esses factores que deram origem a um incremento das despesas públicas e numa diminuição das receitas dos sistemas de segurança social.






Sem comentários:

Enviar um comentário