segunda-feira, 15 de março de 2010

Mundo comunista: expansionismo soviético na Europa/Doutrina Jdanov

O Plano Marshall constituíra o argumento perfeito para que Estaline adoptasse igual atitude no bloco que lhe correspondia. A caricatura ao lado, por um autor socialista, no mínimo retrata a oposição demagógica à Doutrina Truman.
A confirmação da Guerra Fria pela intensificação da influência soviética no Leste Europeu pode ser vista como a grande consequência da intervenção norte-americana nas economias ocidentais.Observem o esquema que se segue.
Esta influência foi feita a nível político, económico e militar. Em primeiro lugar, constata-se a questão política pela criação do COMINFORM ou Comunist Information Burêau, em 1947. Era uma organização internacional dos partidos comunistas do bloco soviético. Serião, então, coordenados pelo partido comunista (Partido Bolchevique) da URSS. Esta substituiu o Komintern. Quanto à economia, a URSS exercia a sua influência pelo COMECON ou Council for Mutual Economic, que fora criado no ano de 1949. Era um conselho de assistência econóimica mútua, que exercia a coordenação dos planos económicos dos países comunistas e a ajuda financeira da URSS ao resto do bloco soviético. Este bloco económico-soviético constituiu uma reacção à OECE, derivante do Plano Marshall. Refere-se ainda o Pacto de Varsóvia, pelo qual a URSS exercia a influência militar. Foi assinado em 1955, enquanto bloco militar alternativo comunista, como resposta à OTAN. A sua força militar era o Exército Vermelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário