domingo, 21 de fevereiro de 2010

Uma nova economia - continuação

De modo a viabilizar mais rapidamente os processos de recuperação económica definidos em Bretten Woods, as democracias ocidentais tinham em vista a diminuição dos entraves à circulação mercantil, como as taxas alfandegárias.
Para a concretização desse prpósito, vinte e três países assinaram o GATT - Acordo Geral de Tarifas e Comércio, numa conferência realizada em Genebra, datando de 1947. Os Estados compreteram-se a diminuir as barreiras alfandegárias, podendo edificar um sistema multilateral livre de comércio.
Observa-se que a ideia de um espaço económico alargado surtiu positivamente no continente europeu. Por outro lado, o GATToriginou o BENELUX, que era a união aduaneira entre a Bélgica (Belgium), os Países Baixos (Nederlands) e o Luxemburgo (Luxemburg), que viria a ser o embrião da Comunidade Económica Europeia (a CEE).
O GATT cedeu o seu lugar à OMC - Organização Mundial de Comércio -, em 1994, que trouxe mais desenvolvimentos para a organização internacional de comércio, no quadro do Conselho Económico e Social da ONU.


Sem comentários:

Enviar um comentário