quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Uma nova economia - Acordos de Bretten Woods

Um grupo de economistas reuniu-se em Bretten Woods, em Julho de 1944. O objectivo dos conferencistas era a definição de um conjunto de regras, que fossem capazes de estabelecer as bases de uma nova ordem económica e internacional, dentro de um quadro de cooperação de estabilidade das moedas e dos câmbios.
Era imperativo evitar os nacionalismos económicos assim como as flutuações financeiras, que tinham caracterizado o primeiro pós-guerra, resultando em graves consequências na história política da Europa Ocidental.
Assim sendo, decidiu-se criar um sistema monetário internacional, o Sistema Bretten Woods, que assentava no dólar norte-americano, como sendo a moeda-padrão.
Os EUA estavam em condições - visto que detinham dois terços das reservas de ouro mundiais - para assegurar tal convertabilidade do dólar em ouro. Assim, fixou-se uma paridade do dólar a um peso de outro, efectuando-se o mesmo com outras moedas.
As moedas eram valorizadas em função da sua convertibilidade em outro e, consequentemente, numa quantia de dólares.
Para operacionalizar o sitema foram criadas duas instituições: o Fundo Monetário Internacional e o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento ou Banco Mundial.
Primeiro, o FMI tinha como finalidade assegurar a manutenção das taxas de câmbio e da paridade monetária. Logo, prestava-se ajuda financeira aos países membros, que mostravam ter algumas dificuldades em cumprir os objectivos.
Seguidamente, o BIRD visava orientar e apoiar os projectos de reconstrução das economias que tinham sido destruídas pela guerra, fomentando igualmente o seu desenvolvimento económico. Surge com a fusão da Sociedade Financeira Internacional, no ano de 1956.
Posso concluir que negociar com qualquer moeda era exactamente igual a negociar com dólares e, em última análise, era negociair tendo o outro como intermediário das trocas.

Sem comentários:

Enviar um comentário