segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Mais um pós-guerra

Conferências de paz e a definição das áreas de influência

Mesmo que a guerra ainda não tivesse terminado, as forças democráticas ocidentais - representadas por Roosevelt (e, quando faleceu, por Truman) e por Churchill - mostravam as suas preocupações, relativamente à reconstrução mundial, perante os sinais expansionistas evidenciados por Estaline. Desta forma, as sucessivas conferências eram incapazes de esconder a divisão mundial que se avizinhava em áreas de influência bastante opostas.


  • A conferência de Ialta
É considerada a mais importante de todas as cimeiras, graças aos reflexos que as suas decisões tiveram na definição da nova ordem internacional, tendo sido realizada em Fevereiro de 1945.
Os EUA, a Grã-Bretanha e Estaline concluíram que a Alemanha seria dividida em quatro zonas de ocupação, que seriam administrativamente tuteladas pelos Comandos Militares, que por sua vez seriam coordenados pelo Conselho de Controlo, cujos elementos eram os respectivos Comandantes-em-Chefe. Mesmo que a França não tenha participado na Conferência de Ialta, os outros três governos definiram que teria uma parte da Alemanha para tutelar. Para além de ser um gesto simbólico, era também uma maneira de enfraquecer a influência da URSS. Definiu-se igualmente, em Ialta, a divisão da Coreia: o norte, comunista, e o sul, capitalista.
Seguidamente, ficou definido que se iria realizar uma conferência em S.Francisco (EUA), para aprovar a Carta das Nações Unidas, tendo em vista a futura Organização das Nações Unidas.
Constatou-se a grande importância de redifinir as fronteiras dos Estados que tinham sido outrora ocupados pelo III Reich e agora tinham sido libertados (dentro do continente Europeu, tal tinha ocorrido graças, maioritariamente, à acção do Exército Vermelho). Nesses países, definiu-se que o povo teria a hípótese de, em eleições "livres", escolher qual o governo que pretendiam: capitalista ou comunista.
Também ficou definido o valor das indemnizações que seriam pagas aos Aliados, que seriam primeiro pagas à URSS, pelo enorme contributo para inverter o rumo negativo do conflito bélico. Menores partes seriam seguidamente pagas aos EUA e à Grã-Bretanha.
Por último, menciona-se a verificação da superintendência política da Sérvia, representada pelo Marechal Tito, sobre as outras nações da Federação Jugoslava.
Conclui-se que a conferência de Ialta foi uma confirmação das indubitáveis facções ideológicas, considerando a defesa do comunismo e a do capitalismo. Também ficaram bem claros os interesses geostratégicos antagónicos.

  • Conferência de Potsdam
Esta conferência foi realizada em Julho de 1945, imediatamente após à capitulação alemã. O seu grande propósito era conseguir novos avanços, no caminho de uma paz duradoura. Porém, as divergências de interesses estratégicos inviabilizaram o consenso acerca de mais soluções para os povos vencidos. Logo, apenas se pôde confirmar as deliberações tomadas em Ialta e poucas mais quanto à Alemanha.
A Alemanha teria de sofrer um processo de desnazificação, ou seja, o Partido Nazi teria de ser extinto efectivamente e os criminosos de guerra teriam de ser julgados. Para o efeito, foi criado o Tribunal de Nuremberga.
Também se procederia à desmilitarização e, para tal, à destruição das indústrias bélicas que haviam suportado o nazismo.
Finalmente, ficou definido que, quanto à Alemanha, Berlim teria um estatuto especial: graças à força de divisão do território, ficou encravada na área de influência soviética. Logo, foi também dividida em quatro áreas de ocupação.
Foi, em Potsdam, confirmado o valor das indemnizações a ser pago aos Aliados.
Finalmente, confirmaram-se as novas fronteiras e ainda se redefiniu o mapa político europeu, sobretudo da Europa Central e de Leste. Constatou-se que os antigos Estados-Satélite (Checoslováquia, por exemplo) tinham sido prejudicados em detrimento da URSS.
  • Definição de áreas de influência
O novo traçado da Europa, enquanto consequência de Ialta e de Potsdam, não foi capaz de esconder a divisão do continente em duas zonas.
A ocidente do meridiano 12, era a Europa atlântica, destruída e reconstruída graças às ajudas económicas providenciadas pelo governo norte-americano, em cuja esfera de influência acabaria por cair (a influência capitalista).
Por outro lado, a leste desse meridiano, era também a Europa devastada, liberta da ocupação nazi, graças à acção do Exército Vermelho. Nela, ascendem ao poder governos comunistas pró-soviéticos. É formada pela Hungria, Roménia, Polónia, Bulgária, Checoslováquia e Republica Democrática Alemã (RDA). A Albânia e a Jugoslávia tambem aderiram ao regime socialista, embora se tenham afastado da esfera soviética.
Esta divisão reforçou a desconfiança quanto às posições de Estaline. Consequentemente, endureceu as posições dos dois blocos geopolíticos.


Líderes governamentais reunidos em Ialta









Divisão da Alemanha                                                                                      










Líderes reunidos em Potsdam                                                               


 





Europa, após 1945 e até à queda do muro de Berlim

Sem comentários:

Enviar um comentário