terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A Organização das Nações Unidas

Balanço da acção da O.N.U.

A O.N.U. está actualmente activa, tendo quadriplicado o número dos seus Estados-Membros, ou seja, todos os países são membros desta instituição, à excepção do Estado do Vaticano.
Refere-se que foi incapaz de evitar a eclosão e o prolongamento de vários conflitos violentos, a uma escala regional, tendo também assumido posições ambíguas e demagógicas, na salvaguarda dos interesses das grandes potências, nomeadamente os EUA.
Nos fóruns internacionais, a ONU tem algum descrédito, devido às suas acções negativas. Podem-se apontar as seguintes causas para as referidas acções negativas: o grande peso da burocracia e a delicadeza das situações problemáticas, que requerem a sua intervenção e, por outro lado, o facto de a aprovação das resooluções depender do acordo entre os membros, que têm assento permamente no Conselho de Segurança.
Porém,a sua acção tem sido indubitavelmente meritória, graças à procura de plataformas de entendimento entre todos os países pela diplomacia e ao levantamento de situações significativamente problemáticas que afectam as populações mundiais.



Agora, umas pequenas palavras-cruzadas:



1. O fracasso, evidenciado na Segunda Guerra, da Sociedade das Nações, suscitou uma vez mais a necessidade de manter a paz mundial - pela resolução dos conflitos desde o seu aparecimento - através de uma extraordinária diplomacia, da promoção da cooperação entre todos os Estados-Membros e de defender/promover os direitos e as liberdades do Homem. A que instituição pertencem tais propósitos?

2. Onde foi proposto o seu projecto?

3. Qual a principal diferença entre a carta das Nações Unidas e o Pacto da Liga das Nações, redigido por Thomas Wilson?

4. Qual foi o fenómeno a que esta instituição (pergunta 1) deu origem?

Sem comentários:

Enviar um comentário