domingo, 28 de fevereiro de 2010

Afirmação do Estado-Providência: ascensão dos partidos sociais-democratas e democrático-cristãos

A vitória sobre as autocracias nazi-fascista teve repercussões na ascensão ao poder das facções defensoras de políticas reformistas e intervencionistas, em detrimento dos velhos partidos conservadores, que se identificavam com o capitalismo liberal e, a ele associada, com a Grande Depressão. Tais partidos eram suspeitos de terem apoiado as ideologias totalitárias.

Observe-se o esquema por mim feito acerca da social-democracia e da democracia-cristã (clique no esquema para o ver de forma ampliada)


Ambas as ideologias encontram os requisitos para triunfarem e levarem ao poder os respectivos partidos nas situações problemáticas económicas e sociais consequentes da conjuntura de guerra e na necessidade de evitar o seu agravamento.
A noção de que a democracia tem de ir além do processo de formação do poder pela livre escolha dos governantes, através de sufrágios mais aperfeiçoados, é gradualmente mais aceite.
As populações passam agora a defender que o exercício do poder democrático é realizado pelo dever de os governantes assumirem um papel do tipo intervencionista na vida económica e social. Desta forma, promover e assegurar-se-ia a qualidade de vida das populações e um grau acrescido de justiça social.
Por conseguinte, as duas facções encontram uma enorme adesão na Europa Ocidental, tendo ocorrido pioneiramente comn a vitória do Partido Trabalhista sobre o Partido Conservador de Winston Churchill, nas eleições de 1945.

Sem comentários:

Enviar um comentário