Herbert Hoover nasceu no ano de 1874, no Estado de Iowa, nos EUA. Era filho de um ferreiro, tendo sido criado no Estado de Oregon, na costa oeste.
Matriculou-se no ano de 1891 na Universidade de Stanford, o mesmo da instituição dessa faculdade. Formou-se como engenheiro de mineração.
Trabalhou na China, para uma corporação privada, na qualidade de principal enengenheiro do país.
Quando a Alemanha declarou guerra à França (início da 1ª Grande Guerra), o Consulado Geral norte-americano pediu o auxílio de Herbert Hoover para a aevacuação de turistas em dificuldades. Ajudou cento e vinte mil norte-americanos no regresso a casa.
Aquando da entrada norte-americana no conflito mundial, o Presidente Wilson decide nomeá-lo Chefe da Administração de Alimentos. Em 1921, ajudou a URSS atingida pela fome. Mesmo que tenha sido amplamente criticado por ajudar o bolchevismo, Hoover afirmava que vinte milhões estavam famintos e que precisavam de ser alimentados urgentemente, independentemente da sua ideologia política.
Após ter servido os Presidentes Harding e Coolidge enquanto Secretário do Comércio, tornou-se candidato presidencial da ala republicana, em 1928. A sua eleição aparentava ser a garantia da prosperidade. Todavia, um ano depois era a altura da Grande Depressão.
Mesmo com EUA na miséria, Hoover era crente da não-intervenção do Estado na economia. A população estava bastante desagradada com a política de crise. Acabaram por denominar os bairros de lata "Hoovervilles" ou "Cidades de Hoover" - na imagem podemos observar um trocadilho: "Hard times are still HOOVERing over us", querendo dizer que Hoover ainda estava no governo e que, resumidamente, era essa a causa da desgraça. Logo, (Hoover que em inglês quer dizer pairar) os maus tempos ainda pairavam sobre a população.
Começa a ser criticado brutalmente no Congresso e, nas presidenciais, o candidato Franklin Delano Roosevelt ganha, em 1932.
Continua a criticar a política intervencionista do Estado de Roosevelt - o New Deal.
Faleceu aos 90 anos.
Feito por Joana Oliveira
Fonte:http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_496.html
Sem comentários:
Enviar um comentário