segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Herbert Hoover

Herbert Hoover nasceu no ano de 1874, no Estado de Iowa, nos EUA. Era filho de um ferreiro, tendo sido criado no Estado de Oregon, na costa oeste.
Matriculou-se no ano de 1891 na Universidade de Stanford, o mesmo da instituição dessa faculdade. Formou-se como engenheiro de mineração.
Trabalhou na China, para uma corporação privada, na qualidade de principal enengenheiro do país.
Quando a Alemanha declarou guerra à França (início da 1ª Grande Guerra), o Consulado Geral norte-americano pediu o auxílio de Herbert Hoover para a aevacuação de turistas em dificuldades. Ajudou cento e vinte mil norte-americanos no regresso a casa.
Aquando da entrada norte-americana no conflito mundial, o Presidente Wilson decide nomeá-lo Chefe da Administração de Alimentos. Em 1921, ajudou a URSS atingida pela fome. Mesmo que tenha sido amplamente criticado por ajudar o bolchevismo, Hoover afirmava que vinte milhões estavam famintos e que precisavam de ser alimentados urgentemente, independentemente da sua ideologia política.
Após ter servido os Presidentes Harding e Coolidge enquanto Secretário do Comércio, tornou-se candidato presidencial da ala republicana, em 1928. A sua eleição aparentava ser a garantia da prosperidade. Todavia, um ano depois era a altura da Grande Depressão.
Mesmo com EUA na miséria, Hoover era crente da não-intervenção do Estado na economia. A população estava bastante desagradada com a política de crise. Acabaram por denominar os bairros de lata "Hoovervilles" ou "Cidades de Hoover" - na imagem podemos observar um trocadilho: "Hard times are still HOOVERing over us", querendo dizer que Hoover ainda estava no governo e que, resumidamente, era essa a causa da desgraça. Logo, (Hoover que em inglês quer dizer pairar) os maus tempos ainda pairavam sobre a população.
Começa a ser criticado brutalmente no Congresso e, nas presidenciais, o candidato Franklin Delano Roosevelt ganha, em 1932.
Continua a criticar a política intervencionista do Estado de Roosevelt - o New Deal.
Faleceu aos 90 anos.

















Feito por Joana Oliveira
Fonte:http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_496.html

Sem comentários:

Enviar um comentário