domingo, 31 de janeiro de 2010

Frente Popular Francesa

Quer em França quer em Espanha, as dificuldades económicas sentidas, sobretudo no período relativo à Grande Depressão, e o avanço dos regimes totalitários por toda a Europa levaram os cidadãos a mobilizarem-se para a formação de alianças políticas, que se denominavam as Frentes Populares.
A Frente Popular francesa era formada por socialistas reformistas, por comunistas e por partidos radicais, tendo iniciado a campanha para as eleições legislativas com uma intensa denúncia das divisões da esquerda alemã, nas quais estava incluído o Partido Nacional-Socialista ou Nazi. No decorrer da campanha eleitoral, também propuseram o relançamento da economia nacional, pois como já tinha anteriormente mencionado estávamos no período da globalização do Crash de 29. Essa proposta tinha subjacente a melhoria das condições de vida do operariado e do campesinato francês.
A Frente Popular, com o lema "Pelo pão, pela paz, pela liberdade", ganhou as eleições, em 1936. Assim, constituiu-se como um governo de coligação democrática, que estava apoiado totalmente pelos comunistas - que nele não tiveram assento - e que foi presidido por Léon Blum.
No poder durante dois anos, estes governos desenvolveram uma política intervencionista, tal como fizera o New Deal e o Governo Nacional britânico. Na sua acção de tipo intervencionista desvalorizaram a moeda, nacionalizaram o Banco de França e alguns sectores fulcrais da economia francesa, tais como as indústrias bélicas e de caminhos-de-ferro.
Para além disso, foi também instituido o Wellfare State na França, dado o grande impulso na legislação social. Concedeu-se a liberdade sindical aos trabalhadores, não fosse a Frente Popular Francesa um governo dos trabalhadores e para os trabalhadores, aumentos salariais, redução do horário laboral, férias anuais pagas e outras remunerações sociais. Também se instituicionalizou o plano nacional de reformas.
Assim sendo, conclui-se que a classe operária estava dignificada, com a melhoria da sua qualidade de vida.

Fotografia de Léon Blum

Realizado por Joana Oliveira

2 comentários:

  1. Eae leo! Cara eu achei mt dificil achar muitas informações sobre a frança..
    Infelizmente a autora desse texto não postou bibliografia.. portanto n tem como eu verificar a veracidade dessas informações =(

    ResponderEliminar